segunda-feira, 26 de julho de 2010

CICAS no CQC - é HOJE 26/07/10.

O CICAS sofreu no dia 14/06/10, um atentado de DESrespeito a cultuta e ao cidadão, quando teve seu espaço de convivencia e produção na iminência de ser demolido pelo Poder Publico, obdencendo ordens particulares da Sub-Prefeitura de Vila-Maria/Guilherme.

Que vinha atuando arbitrariamente desde a semana anterior, onde aconteceram ameaças e um despejo desumano dos artistas e patrimonio cultural da iniciativa!

Assistam HOJE NA REDE BANDEIRANTES DE TELEVISAO A COBERTURA FEITA POR DANILO GENTILI

NO QUADRO - PROTESTE JÁ - DO PROGRAMA CQC
A PARTIR DAS 22H.



Resistimos e lutamos agora por nossos direitos e pelo nosso CICAS!

Fizemos barulho e mobilizamos pacificamente muita gente mesmo!

Agradecemos infinitamente o apoio e a Interferencia Direta, dos Coletivos Culturais que fortaleceram as parcerias e elos dessa Corrente, aos Parlamentares que nos apoiaram e instruiram, prestando seus papeis publicos sem mencionar partidos, aos Advogados todos que fizeram e fazem A NOSSA Defesa, ao Secretario de Cultura e sua Equipe que prestou toda atenção e solidariedade com bastante seriedade reconhecendo Nosso Trabalho, ao Programa VAI, Rosario, Gil, Harika e equipe, por tudo desde sempre, a Equipe do LAB-Cidade - Engenharia USP, Profº Euler e equipe, que estao a disposição estudando e nos auxiliando com os projetos Futuros, aos jornalistas todos que nos deram espaço de manifestação, blogueiros, cineastas, todos que fizeram contato, que espalharam a noticia enfim... a todos que tiveram importancia fundamental na Resistencia! a Todos que impediram a Derrubada e a todos que a partir de agora CONSTROEM UM NOVO E MAIS FORTE CICAS!!!

MUITO OBRIGADO

O CICAS É NOSSO!!!!

confiram os nomes, os rostos, as palavras de quem fez parte disso:

FICA CICAS - WWW.FICACICAS.BLOGSPOT.COM

Projeto JACUBA Hortolandia - no CICAS

Nos dias 17 e 18 de julho de 2010, o Centro de Educação Popular Jacuba (CEP Jacuba), em parceria com o Programa Hortolândia Escola Viva levou ao Coletivo Independente de Cultura Alternativa e Social (CICAS), em São Paulo, oficinas culturais e artísticas. No sábado (dia 17) aconteceram as vivências de Contação de Histórias, Dança de Rua e Graffiti e no domingo foi realizada uma aula de Forró Universitário.



O Programa Escola Viva e o CEP Jacuba oferecem diversas atividades à população de Hortolândia, na mesma direção o CICAS desenvolve oficinas como capoeira, Dança do Ventre e Cineclube. A proposta do encontro foi atender a um convite do movimento que visava uma troca de experiências, o fortalecimento e a permanência das atividades do CICAS no prédio atual.


O CICAS desde 2007, tem sua sede em um dos galpões da COHAB Fernão Dias localizado na Av. do Poeta –nº 740, Jd. Julieta, Zona Norte da capital, e atualmente enfrenta uma ordem de despejo por parte da subprefeitura da Vila Maria, que alega irregularidades na construção, por outro lado há o interesse de empresas na licitação para a revitalização de uma suposta praça.



Diante da situação enfrentada pelo CICAS, o CEP Jacuba apóia a iniciativa de luta e resistência em apoio à Cultura, à Arte e à Participação Popular.

VISITE : FICA CICAS!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

2º Sarau da Fogueira, Pipoca e Resistencia

o CICAS convida a todos para mais um Sarau a luz da Lua,
no calor da fogueira, no estouro da pipoca,
e no compartilhar das palavras e vivencias com os amigos...



Sexta-Feira - 23-07 as 20h00.
Pipoca Gratis!
_________________________________________...

Batizado da "NOVA" Biblioteca CICAS

que a partir de agora será Coordenada por Vagner de Souza e o Coletivo Cultural Poesia na Brasa.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Videos Rescentes - CICAS na Tela

Video Poesia de - MARINA PANDELÓ PAIVA



FACULDADE DE EDUCAÇÃO - USP
trabalho de Estágio - Dia 30/05/10 no CICAS

____________________________________...

Clipe de Maick Nuclear - Gravado no CICAS



Palavras de Maick Nuclear:

Preciso ser veemente:
Este "clipe" vale a pena ser visto!

É a saga de um mexicano-trovador-maluco em busca de seu amigo sequestrado por bandidos escusos. MUITO ENGRAÇADO.

Foi feito em HIGH 8 c/1 filtro que eu desenvolvi e a locação foi o CICAS
e a Av. do Poeta (onde fica a famigerada fronteira).

A produção é totalmente minha (escrevi, filmei, editei, fiz a letra, a música, toquei o violão, o baixo, a bateria virtual, fiz a voz e o backing).

Esse é meu projeto de One Man Reggae Band, ainda em categoria demo.
E...Enjoy.

maicknuclear@gmail.com
______________________________________...

Bebeto CICAS, o Zicas, fez um clipe utilizando um som do projeto musical "Paulistanas Depravadas", de Maick Nuclear, para devida inserção em seu próximo documentário, acerca do grafite e suas adjacências artísticas, o "EUCOLORO".

Trailer:



Roteiro Documentário / Humberto C. da Fonseca
Um escritor independente, marginal de semióticas, tentando criar um debate sobre; a cidade limpa contra a arte de grafiteiros, aqueles que impulsionam as mais variadas manifestações artístico-culturais, e que hoje estão sendo afetados pelos inúmeros trabalhos apagados.

palavras do mulambo:

SOFRER AQUI É POUCO PRA TANTO DESGOSTO.
DE TER ALMA ELEVADA,
E MORAR EM UM POÇO.

trecho de: Não Creio em Mais Nada (Maicknuclear) grande... xones!

Essa rebarba do "Eucoloro" foi especial ao mano MaicknucleaR, e uma pequena proção do trabalho audiovisual que estou enfando as caras e os alicerces do meu conhecimento, esse som tem muito a ver com umas dimensões inexatas da minha própria existência. Uma pesquisa urbana que ja passou em algumas capitais brasileiras e vem mostrando a relação deste imenso universo que é o Grafite. Todo o conteúdo do vídeo é baseado no texto: A Cidade Limpa Contra Arte de Grafiteiros, texto esse que em uma poesia-narro-lírica se tranforma em uma afluente urbano sem demasiadas questões e com muitas opiniões silenciosas, das quais paredes nem cores podem responder, mas a cidade fala. cala. consente. é vítima de monstros e mocinhos que com repudia esquece as historias, os pertences, e a necessidade de todos usa-la. nem falo coletivamente. individualmente.

"a cidade também é uso fruto do individual".

esse Agorismo afoitado, nas puras facaozadas em pêlos baixos... mas a força motriz é de não saber mais, e foda-se! e enfim... "uma hora chegamos ao ponto de fecundar tanto que depois só dá em merda".

então... vcs miseraveis famintos de arte estita e permulta de covardes assalariados, devem se ligar não no oposto, nem no concreto, nem tampouco em meras fantasias abstratas! todos se aproveita da cidade como querem. a denigrem. cobre, e encobre seus rostos. a teimosia de fazer o novo destroi graves verossemelhanças que as ruas por compreensão ou não sempre vão virar todas suas paredes em solo rico e desbotado.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Teatro Silva no CICAS - (Tirania) 12.07



Salve Companheiros,

No dia 23-07, teremos um debate na Subprefeitura Santana-Tucuruvi, que incluirá além de nós, artistas, ativistas de diversas áreas, representantes do meio ambiente e do governo; jornalistas, cobrindo o evento e representantes do Movimento Nossa São Paulo, vamos discutir a importancia da cultura nas políticas de mobilidade Urbana.
Estou enviando o convite anexo e preciso da confirmação de presença dos representantes de cada grupo/coletivo. Será muito importante demonstrarmos que a Zona Norte está organizada e que temos diálogo entre os grupos, assim não seremos mais SOMENTE grupos da periferia, podemos mudar muitas coisas dessa realizade cultural, isso começa com a nossa articulação.

Contamos com a presença e com sugestões de todos para esse debate.

Valeu, grande abraço a todos

Baal Demarÿ

TeatroSilva - Representando um mundo melhor



o Teatro Silva se apresentou ontem no CICAS, com o espetáculo Tirania
ocupando o espaço e integrando e fortalecendo a Grade da resistencia CICAS,

A entrada aqui é Sempre Grátis!
Não Percam os próximos espetáculos!!!




















Teatro Silva - Contatos:

teatrosilva@teatrosilva.com.br
teatrosilva@gmail.com

Fones:
11 6559 4004
11 8115 9665
11 3951 9029

Teatrosilva.com.br

Pombas Urbanas no CICAS 11.07



O Maracatu do Pombas Urbanas estremeceu o CICAS e toda comunidade do Jd. Julieta neste Domingo, num lindo cortejo pela redondeza, onde a galera pulou e dançou ao som do Batuque Nordestino





Homens, Mulheres, Crianças de todas as idades eram atraidos pela vibração dos Tambores que convidava de porta em porta a participação comunitária





Além de muita dança e muita música boa, teve roda e intervenções naturais dos participantes que faziam a Festa!





Mais um coletivo que vem somar forças na Resistência Pacifico Cultural do CICAS, que ainda aguarda uma posição oficial por parte do Poder Publico, que recentemente tentou interromper os Trabahos no Centro Independente de Cultura Alternativa e Social sem dialogo, reconhecimento e respeito.







o Pombas Urbanas completa 20 anos de Ação,
o CICAS parabeniza todos os envolvidos desde a Fundação
e sabemos que temos Muito para aprender e desenvolver com voces!!!!

Pombas Urbanas!
Cidade Tiradentes é um palco onde a Comunidade e o Teatro atuam juntos!

TELEFONE: (11) 2282-3801
E-MAIL: contato@pombasurbanas.org.br

ENDEREÇO: Avenida Dos Metalúrgicos, nº 2.100
Cep 08471-000 Bairro Cidade Tiradentes Zona Leste
São Paulo - SP Brasil

BRASA - SARAU DA BRASA - BRASILÂNDIA




Neste último sábado o Coletivo Sarau Poesia na Brasa comemorou com louvor seu 2º Ano de Resistencia, e recebeu de presente o calor da participação fervorosa de cada envolvido, de cada convidado, de cada coletivo...



Os Tambores marcaram o ritmo tradicional da Brasa,
deram inicio a festa e com a mesma energia encerraram

A Brasilândia viveu um dia de Festa e não queria que acabasse...
As 03h00 da madrugada do domingo, ainda tinha gente dançando




Diversas intervenções literárias, performaticas, aconteciam entre as atrações convidadas da Festa, pra critico nenhum encontrar defeito, nem mesmo ela...

PaKritiKa, que esteve presente, e mesmo não sabendo ao certo onde estava se metendo, ela deixou sua opinião, que apenas serviu para divertir os presentes, ela é demais!



James Bantu, que dispensa comentários, e a galera pede BIS
procura lá no myspace e confira, rs



Enquadrão, representando o roots dignamente



Michel, do Elo da Corrente, em sua intervenção trouxe a BRASA no coro, que cantou em voz unica a poesia apresentada...



o grupo Kolombolo e a Velha Guarda da Rosas de Ouro, trouxeram a raiz do Samba, o legitimo, que nasceu na Brasa e Cachoeirinha e hoje é referencia para a novas escolas











As mulheres foram bem representadas pelas meninas da Cooperifa, que subiram no palco encantando e arracando sorrisos de todos...



O grupo Refugio, de Perus, Comunidade Quilombaque, uma das ultimas atrações de uma festa que parecia não ter Fim, fez vibrar corpo e coração dos presentes







Sarau poesia na brasa, criado em 05/07/2008, é um movimento cultural de periferia para a periferia. Tem o objetivo de produzir e divulgar a arte dentro da periferia. Espaço de expressão dos periféricos. Discussão e reflexão sobre a periferia, porém é aberto a todos que queiram comungar da palavra.

Sarau da Brasa, acontece quinzenalmente na Brasilandia
Bar da Carlita - Rua Viveiros Raposo, 534

Fone: 3921-3457 - brasasarau.blogspot.com
informe-se , participe

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cultura em Ação - Unindo Idéias e Quebradas

Se Liga na programação!


foto por Carol Doro: Hip hop em Festa (Cleiton MH2R)

Uma Grande Rede de Iniciativas Culturais cada vez mais próximas e ativas, espalham pelas quebradas da Nossa Periferia uma infinidade de Atividades de Formação e Entretenimento, proporcionando acesso a Informação e a novas Tecnologias Culturais, aliando nossas necessidades e Tradições no criar e desenvolver de cada ação.

Não Fique parado! Desligue a Tv e o Computador
e Venha fazer parte da TRANSFORMAÇÃO
_____________________________________________...

Nesta SEXTA 09/07 (feriado)a partir das 11h:

*BASQUETE DE RUA
*ALMOÇO COMUNITÁRIO
*ESPETÁCULO TEATRAL: O BÁSICO DO CIRCO
(Nucleo Pavanelli) na Praça.
*OFICINA DE MÚSICA E MEIO AMBIENTE
*CINE MURRO: CAPITALISM: A LOVE STORY (Michael Moore)
______________________________________________...
SÁBADO 10/07 a partir das 11h:

*ESPETACULO TEATRAL: NUMA RODA (Circo do Balaio)
*ALMOÇO COMUNITÁRIO
*EXIBIÇÃO E DISCUSSÃO: VIDEOS SOBRE O TRANSP. PÚBLICO
*OFICINA DANÇA DO VENTRE
*AULA DE CAPOEIRA
______________________________________________...
DOMINGO 11/07 a partir das 11h:

*OFICINAS AMBIENTAIS
*ALMOÇO COMUNITÁRIO
*OFICINA DE BATERIA
______________________________________________...

NESTE SÁBADO, O CICAS É BRASA,
CONVIDAMOS A TODOS E NÃO PERDEMOS POR NADA!


clique na imagem para amplia-la.

Ponto de Cultura Quilombaque

O projeto Ponto de Cultura Quilombaque atua no bairro de Perus com oficinas culturais, debates, exposições, eventos temáticos, exibição de cinema, e, além disso, também organiza uma vez por mês intervenções culturais - hip hop, cinema, música, teatro, exposição - em mais quatro bairros (Taipas, Anhanguera, Brasilândia e Jaraguá), em parceria com grupos e coletivos locais.

A iniciativa é da Comunidade Cultural Quilombaque e Instituto CEPODH.


clique nas imagens para amplia-las


Ponto de Cultura Quilombaque
(11) 3915-7539
http://comunidadequilombaque.blogspot.com

na Rua - Hip Hop em FESTA CICAS



O Primeiro Hip-Hop em Festa realizado no CICAS, agitou a comunidade do Jd. Julieta neste ultimo domingo.

Com os quatro elementos muito bem representados,
a Festa foi bastante interativa e reuniu um publico de faixas etárias variadas, que com muita energia transformou o Domingo num Dia Especial.




na Junção dos Coletivos CICAS, Sinfonia de Cães, Quilombaque, Sarau da Brasa, Projeto Espremedor, MH2R, Graffiti com Pipoca e Phone Raps, foi isso que aconteceu:



Basquete de Rua - e agora tem todo Final de Semana no CICAS





Graffiti com Animação na Responsa de Graffiti c/ Pipoca.



o Tradicional e delicioso Almoço Comunitário manteve a galera firme e forte do início ao Fim. Parabéns Meninas!



O Break levantou a mulecada e arrancava palmas e gritos da galera a todo momento!











os M.Cs Mamute e Claiton do MH2R, mandaram muito no improviso, e apresentaram cada atividade da Festa em rimas que colocavam todos os participantes na Roda...



Dafina, mostrando a atitude feminina que não deixa a desejar!

Cartel Central e convidados, se apresentaram antecendo a hora do Cinema, e mesmo em pouca luz, deixaram Clara a Mensagem de que o Hip-Hop só faz Unir e Desenvolver, em todos os sentidos e para todos os sentimentos!



O CICAS agradece a participação e colaboração de todos!
e em BREVE TEM MUITO MAIS!!!!!!

visite: FICA CICAS - envie-nos sua mensagem
projeto.cicas@gmail.com